quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bolo de fubá cozido

 Fica assim: fofinho e ao mesmo tempo molhadinho. Uma delícia com puro sabor de milho.
Olá pessoal, eu ando meio sumida, mas é por falta de tempo. Hoje quero compartilhar com vocês uma receita de bolo de fubá que para mim é o meu predileto.  Então vamos à receita:


Ingredientes:
2 xícaras de fubá
2 xícaras de leite
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
1 colher (sopa) fermento
erva-doce (opcional). Pode ser queijo ou coco.
Eu sempre prefiro a erva-doce. Caso tenha as sementes fresquinhas fica melhor ainda.

Modo de preparo
 Coloque o fubá, o açúcar, o leite e a margarina numa panela e vá mexendo até engrossar. Quando desgrudar da panela está pronto. Deixe esfriar. Bata os ovos na batedeira e depois acrescente a mistura da panela e continue a bater. Por último acrescente o fermento e a erva-doce e misture delicadamente.
Unte uma forma com margarina e fubá e despeje o bolo. Leve para assar em forno médio (180°). O tempo para assar depende de cada forno, como o meu é bem lento, demora mais ou menos uma hora.
Caso opte pelo coco, acrescente um pouco mais de leite quando estiver batendo na batedeira, pois o coco absorve muito a umidade do bolo fazendo ficar  esfarelento.
Importante: o segredo para que o bolo fique fofinho é não deixar cozinhar muito. Assim que engrossar desligue o fogo.


Quero aproveitar para agradecer o carinho das novas seguidoras e todos que me visitam. Muito  obrigada.

3 comentários:

  1. Olá Ana Paula Bom dia
    Esse bolo de fubá deve ser uma delicia, está com muito bom aspecto!! a receita é bem simples e saborosa com toda a certeza!!
    Obrigada por partilhar
    Beijos e um lindo fim de semana
    Dulcineia

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula.
    Adorei a sua receita, vou ter de fazer um bolo este fim de semana, vou exprimentar fazer a sua receita.
    Como está o Raniel?
    Já tem mais dentinhos?
    não tarda está a andar e ajudar a mãe a arrumar as coisa no lugar, kkkkkkkkkkk.
    Beijos e um fim de semana abençoado.
    Isa

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Paula.
    Cheguei aqui através do blog da Isa. Achei sua receita ótima, vou experimentar fazer esta semana, depois te conto o resultado.
    Um graça seu filhinho. Parabéns!
    Um abraço.
    Sandra

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa muito feliz. Muito obrigada por tirar esse tempinho para deixar sua mensagem para mim.
Ana Paula.